Por Thays Biasetti
Sua Santidade, o Dalai Lama, está em São Paulo para uma série de compromissos. Essa é a quarta vez que o líder religioso do budismo tibetano vem ao Brasil. Nessa visita, Dalai Lama participou de várias palestras para variados públicos, como empresários e religiosos no assunto.
Ontem, Sua Santidade, o XIV Dalai Lama do budismo tibetano, participou de uma conversa com a imprensa. Na entrevista, ele disse que os jornalistas devem investigar tudo que acontece a fundo, para serem justos, e que também devem dar mais ênfase em pontos positivos, não só mostrar coisas negativas.
Dalai Lama também declarou que todos somos iguais física, emocional e mentalmente e que cada pessoa é criador, ou seja, tudo acontece de acordo com os próprios atos que aquela pessoa realiza.
Segundo ele, a verdadeira prática religiosa é levar a religião para o dia-a-dia. Não adianta meditar e rezar e não praticar isso na rua. “Devemos levar o amor e a consciência para tudo que fazemos. Se estamos prestes a sermos tomados pela raiva ou pelo apego, lembramos que somos praticantes e não deixamos isso acontecer. A meditação e os mantras são como carregadores da bateria, mas o mais importante é como usar essa energia,” declarou.
Quando questionado sobre o papel das religiões na busca pela paz mundial, já que muitas vezes elas geram disputas, Dalai Lama disse que apesar de algumas delas às vezes usarem o lado negativo, o objetivo de todas é o mesmo: o amor, a compaixão e o perdão. “É necessário que existam várias religiões, pois as pessoas são diferentes e precisam de abordagens diferentes para construir a paz interior e, assim, estender esse sentimento para os outros. Nenhuma religião, por mais maravilhosa que seja, iria funcionar sozinha,” disse.
Para terminar, Sua Santidade deixou um recado sobre a ética, dizendo que onde ela está presente, a autodisciplina também está e a pessoa se conduz a uma conduta verdadeira para trazer harmonia ao mundo.
Essa manhã, Dalai Lama esteve reunido com milhares de pessoas no Anhembi. O último compromisso com público acontece essa tarde com uma palestra sobre como construir emoções positivas no World Trade Center em São Paulo.
Fonte: yogajournal.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário