domingo, 4 de dezembro de 2011

Óleo de Coco extra virgem - 10 motivos para consumir


1 - ANTIOXIDANTE - Colabora na diminuição da produção de Radicais Livres! Isto se deve principalmente a ação direta da vitamina-E presente na Gordura de Coco Extra Virgem composta por 8 frações desta vitamina; 4 tocotrienóis (alfa, gama, delta e teta) e 4 tocoferóis (alfa, gama, delta e teta). Contrário a outras gorduras, principalmente em relação aos óleos poliinsaturados, a gordura de coco diminuiu as necessidades de vitamina E do organismo.

2 - COLESTEROL - Ajuda na redução do mau COLETEROL - LDL e evita que o mesmo se oxide. Por outro lado, promove a elevação do bom COLESTEROL - HDL contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

3 - Colabora no processo do EMAGRECIMENTO - De fácil absorção, a gordura de coco é a melhor fonte de TRIGLICERIDEOS DE CADEIA MÉDIA, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos rapidamente se transformam em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isso ela é considerada- termogênica- , ou seja, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta propriedade, aliada a capacidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireóide, aumenta o metabolismo basal e, conseqüentemente: EMAGRECE!

4 - Melhora o sistema IMUNOLÓGICO - agindo na prevenção e no combate aos VERMES, BACTÉRIAS e FUNGOS, restabelece a energia roubada por estes agentes. Conseqüentemente melhora a absorção dos nutrientes aumentando todas as defesas do organismo. A gordura de coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico, dentre todas as gorduras vegetais.
Em outras palavras, é o mesmo ácido graxo presente no leite materno!
No organismo o Ácido Láurico é convertido em monolaurin que tem ações para combater inúmeras infecções. Mais recentemente em 1992, Isaacs e colaboradores confirmaram todos estes estudos.
Ainda em relação ao ácido láurico, veja a declaração da Dra. Mary Enig, uma das maiores autoridades mundiais em relação a estudos sobre gorduras, principalmente no que se refere à GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM, leia-se ÀCIDO LAURICO. Este artigo foi por ela publicado em setembro de 1995 no "Indian Coconut Journal":
- O MONOLAURIN, cujo precursor é o àcido LÁURICO (C-12), destrói a membrana lipídica que envolve os vírus e, também ele inativa bactérias, levedura e fungos. E acrescentou: "Dentre os ácidos graxos saturados, o ácido láurico tem mais atividade anti-viral do que os ácidos caprílico (C-10) e mirístico (C-14). A ação atribuída ao MONOLAURIN é que ele solubiliza (dissolve) as gorduras...do envolve que envolve os vírus, destruindo assim sua capa protetora". (Estes números e o C - significam a quantidade de átomos de carbono dos ácidos graxos).
Dentre centenas de outros trabalhos científicos, hoje a GORDURA DE COCO EXTRA VIRGEM é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus, tais como: sarampo, herpes, estomatite vesicular e Cytomegalovirus (CMV), Epistein Bar vírus, vírus da hepatite C (HCV), AIDES (HIV), H. pylori, giárdia, cândida, cryptosporidium e outros parasitas intestinais.

5 - Regula a FUNÇÃO INTESTINAL - Tanto nos casos de prisão de ventre ou mesmo nas diarréias, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais. Ao mesmo tempo o ácido láurico, através do monolaurin, ajuda a eliminar as bactérias patogênicas (inimigas), protegendo e favorecendo o crescimento da "flora amiga".

6 - Tireóide - Melhora o funcionamento da TIREÓIDE, tendo ainda ação "Anti-Envelhecimento" ? Estudos realizados há mais de 30 anos comprovaram que a gordura de coco estimula a função da glândula TIREÓIDE. O bom funcionamento da TIREÓIDE faz com que especificamente o mal COLESEROL - LDL, através de processo enzimático, produza os hormônios antienvelhecimento: PREGNENOLONA, PROGESTERONA e DHEA (dehidroepiandrosterona). Todas estas substâncias são necessárias na prevenção de Doenças Cardiovasculares, Senilidade, Obesidade, Câncer dentre outras doenças crônicas relacionadas à idade.

7 - Ação COSMÉTICA - A maioria das loções e cremes comerciais é constituída predominantemente de água. Estas preparações úmidas são rapidamente absorvidas pela pele seca e enrugada. Assim que a água entra na pele, o tecido é expandido como um balão com água, então as rugas desaparecem e a pele se torna mais macia. Porém, tudo isto é temporário. Em poucas horas a água é absorvida e levada para a corrente sangüínea e, tanto a secura como as rugas reaparecem. Além de não resolver o problema de hidratação e das rugas, estes cremes ou óleos refinados estão quase sempre oxidados, trazendo consigo uma montanha de radicais livres, que agravam cada vez mais o tecido elástico da pele tornando-a mais envelhecida.
A gordura de coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, funcionando com um "condiocinador" natural, para isso é só massagear os cabelos com 1 colher das de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas numa verdadeira ação antienvelhecimento. Isto se deve a "lubrificação " da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela.

8 - Ação Dermatológica - Além do poder bactericida na pele, pode ser utilizada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, alívio em queimaduras e, sobretudo nos eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento do herpes e candidíase.

9 - Diabéticos - Controla a compulsão por CARBOIDRATOS . Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter níveis estáveis de insulina no sangue, conseqüentemente facilitando a vida dos DIABÉTICOS, a gordura de coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior e, acima de tudo não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir o "craving" de compulsão por carboidratos, principalmente a doces. Contrário aos demais óleos poliinsaturados que dificultam a entrada da insulina e nutrientes para dentro das células, deixando-as literalmente "famintas", a gordura de coco "abre as suas membranas", não somente permitindo que os níveis de glicose e insulina se normalizem, como também melhorando sua nutrição, restabelecendo os níveis normais de energia.

10 - Fadiga crônica e Fibromialgia - Até recentemente estas duas entidades não eram reconhecidas pela medicina tradicional. Somente agora após uma grande divulgação na mídia da melhora clínica de milhares de pacientes, é que o tradicional " stablischment", deu mão a palmatória, chegando mesmo a ser reconhecida pelo FDA, quando liberou um medicamento para combater este mal.
Estas duas entidades muitas vezes se confundem e, há autores que afirmam que ambas têm a mesma etiologia. Porém a esmagadora maioria da classe médica ainda insiste em afirmar que estas duas afecções são na realidade um quadro depressivo mascarado, devendo por isso mesmo ser tratada com antidepressivos.

Enquanto na Fibromialgia predomina o sintoma DOR, na Síndrome da Fadiga Crônica, o CANSAÇO é a tônica. Em outras palavras:
FADIGA CRÔNICA = (Sinônimo de) CANSAÇO
FIBROMIALGIA = (Sinônimo de) DOR
A Fibromilagia pode ser considerada um processo reumático, que freqüentemente acomete o pescoço, região lombar, ombros, nuca, parte superior das coxas, joelhos, nádegas, cotovelos e parte superior do tórax. É importante lembrar que os fenômenos dolorosos podem acometer qualquer parte do corpo.
Tanto a dor quanto o enrijecimento matinal é mais acentuado pela manhã, que muitas vezes é acompanhado de: insônia, dor de cabeça, depressão, mente embotada, desorientação, alterações digestivas, tonteiras, ataque de pânico e vermelhidão facial.
O sistema imunológico de uma pessoa afetada, freqüentemente é hipersensível a muitos fatores, tornando o indivíduo hiperalérgico a muitos alimentos. Estes sintomas podem ser agravados por outras alergias, falta de sono, estresse e infecções agudas.
Dentre as causas associadas a estas duas patologias destacamos: Herpes Zoster, Epstein , Barr Virus (o vírus do beijo), Mononucleose infecciosa, Resfriados e Estados Gripais, Deficiência nutricional, Intoxicações por metais pesados (mercúrio, chumbo, arsênico, cádmio, flúor, cloro, dentre outros), finalmente a deficiência de sais minerais e, o eterno desafio do homem, o estresse!
Hoje, a gordura de coco EXTRA VIRGEM, talvez seja uma das melhores soluções para combater a Síndrome da Fadiga Crônica e Fibromialgia.
Os ácidos gordurosos de cadeia média, sobretudo o Láurico, podem eliminar vírus como os do Herpes e Epstein-Barr, que se acredita sejam os grandes responsáveis por estas entidades. Combate e ajuda eliminar cândida, giárdia e ameba. Ainda eliminam uma grande quantidade de vírus, bactérias e até mesmo certos vermes que podem estar relacionados à estas duas patologias.
A grande maioria dos médicos acreditam que não é um único tipo de vírus ou bactéria os responsáveis pela Síndrome da Fadiga Crônica e, mesmo da Fibromialgia, mas sim, a combinação de vários agentes e fatores. Nestas condições a gordura de coco age neutralizando uma gama enorme destes agentes infecciosos. Melhora o sistema imunológico, elimina o estado de ESTRESSE sofrido por ele. Em fim, por aumentar nosso metabolismo e por recuperamos nossa energia plena, nos sentimos "mais jovens", com capacidade para realizar nossos sonhos !
Lembre-se que não há contra-indicações para seu uso, na dúvida, consulte seu médico.

Sérgio Puppin, MD.
Cardiologista e Nutrólogo CRMRJ 52-133209

CLORETO DE MAGNÉSIO - Para quê?

O magnésio é um dos minerais essenciais para a regeneração celular, e é utilizado em mais de 350 reações enzimáticas no organismo, mais do que qualquer outro mineral. Ao lado de oxigênio e iodo, o magnésio é o terceiro elemento mais importante para sustentar a vida, assim como para reverter as doenças e o envelhecimento.
Estima-se que 80% da população dos países "ocidentais" têm deficiência de magnésio. O magnésio é um mineral calmante para relaxar os músculos, relaxar as artérias e nervos excitados, enquanto o cálcio contrai os músculos. O magnésio é rapidamente utilizado pelas glândulas supra-renais em momentos de stress. O magnésio mantém o potencial elétrico (voltagem) através da membrana dos nervos e músculos e aumenta a capacidade das células brancas do sangue para combater as infecções em 300%.
O corpo não retém o magnésio como faz com o cálcio. O magnésio é excretado como resultado de alto estresse, ingestão de açúcar, cafeína, álcool, diarréia, e dietas ricas em proteínas e frutas. Quando se trata da cura e da própria vida, depois da água que bebemos e do ar que respiramos, o magnésio faz jus a sua importância como o mineral do milagre que pode salvar-nos em época de extrema necessidade.

Chamado de "mineral da bela" pelos chineses antigos, sua beleza é vista no poder de cura absoluta que ele contém. É nada menos que um mineral milagroso. Ele tem a chave para centenas de reações enzimáticas essenciais e os processos celulares. Cloreto de Magnésio, quando fornecidos em quantidades suficientes, pode melhorar a fisiologia celular de uma forma muito poderosa.
Poucos sabem que o Cloreto de Magnésio é um impressionante lutador contra infecção e ainda menos sabem que uma forma eficiente para fornecer magnésio para todas as células é feita por meio transdérmico (Isso aconteceria naturalmente se passamos horas por dia de banho no mar).

Por que precisamos de Magnésio?
O magnésio é essencial para o funcionamento de centenas de processos enzimáticos diferentes no corpo, particularmente aqueles que produzem, armazenam, transportam e utilizam a energia. O magnésio é importante para os seguintes processos metabólicos:
· Na síntese da proteína: DNA e RNA em nossas células que necessitam de magnésio para o crescimento e desenvolvimento celular.
· Para aumentar os sinais elétricos que devem percorrer os nervos do nosso corpo (incluindo os impulsos para o cérebro, coração e função pulmonar).
· Regular e distribuir a energia em todo o corpo.
· Para pressão arterial normal, tônus vascular. Para transmissão de sinais das células nervosas, e do fluxo sanguíneo.
· Para nervos e funções musculares.


Os sinais de deficiência de magnésio:
Como o magnésio é fundamental para praticamente todos os processos metabólicos podem ajudar a restabelecer a saúde em quase qualquer distúrbio de saúde e tem sido utilizado como uma pedra angular na terapia sistêmica de minerais e vitaminas desde a década de 1980. O Cloreto de Magnésio deve fornecer benefícios para as pessoas com qualquer um dos distúrbios listados abaixo, mas também tem amplos benefícios para uma boa saúde geral.
A coisa mais importante e crucial que precisamos fazer é compensar, de maneira mais eficiente possível, nossas deficiências de magnésio.
· Insônia
· Obesidade
· Enxaqueca
· TPM (SPM)
· Instabilidade emocional
· Depressão / Apatia
· Raiva
· Nervosismo
· Ansiedade
· Epilepsia
· Pedras nos rins
· Insuficiência Cardíaca Congestiva
· Fadiga Crônica
· Pressão arterial alta (hipertensão)
· Constipação
· Diabetes
· Cãibras musculares
· Osteoporose
· Artrite
· Artrose
· Pedras nos rins
· Problemas de memória
· Ruído Sensibilidade
· Dormência e formigamento
· Tiques nervosos
· Transpiração excessiva
· Anorexia
· Asma
· Envelhecimento acelerado.

Sintomas da carência desse mineral tão precioso

Atualmente são vendidos em farmácias ou manipulados em doses diárias.

Consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento.

Sete alimentos que combatem a ansiedade!

Você anda nervoso? Sem paciência com as pessoas? Será que a sua alimentação não anda influenciando o seu estado emocional? Certamente, sim. Existem alguns alimentos que ajudam a combater aquela sensação constante de ansiedade e estresse. Confira alguns deles!

Alface: Esta é uma ótima opção para aliviar os sintomas de irritação. Mas, invista no talo! Ele contém lactucina, substância que funciona como calmante.

Banana: Contém grande quantidade de potássio, carboidrato, magnésio e biotina, que estimula o sono e te ajudarão a dormir as oito horas que são necessárias para descansar de verdade!

Espinafre: Contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Sem contar que também influencia na normalização do sistema nervoso.

Frutos do mar: Por serem ricos em zinco e selênio, agem no cérebro, diminuindo o cansaço e a ansiedade. Também são boas fontes de proteína e gordura saudável (Omega 3), essencial para o bom funcionamento do coração.

Laranja: Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, já que é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. O suco é sua melhor opção de consumo!

Mel: Influencia a produção de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.

Tomate: Por ter grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, ajuda a combater a irritação. sem contar que é barato e de consumo muito prático.

Exercícios Físicos melhoram os sintomas da Artrite


Todo mundo já está cansado de saber que pessoas fisicamente ativas são mais saudáveis, mais felizes e vivem mais do que aquelas que são sedentárias.  Para aquelas que sofrem com artrite reumatóide, não poderia ser diferente.

Segundo o reumatologista Sérgio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo), nem é necessário treinar como um triatleta para experimentar os benefícios do exercício físico. Basta iniciá-los lentamente e com intensidade reduzida. “Dessa forma, o paciente tem mais facilidade em adotar um plano de exercícios bem-sucedido, cuja prática pode ajudar a aliviar as dores da doença reumática e a diminuir a fraqueza muscular, a rigidez articular e a falta de equilíbrio, comum a muitas formas da doença.", explica ele.

Como o sedentarismo entre os pacientes com artrite, além de agravar os problemas relacionados com a doença, pode resultar em uma série de outros riscos à saúde, incluindo o diabetes tipo II e as doenças cardiovasculares. Aproveite para conhecer o efeito positivo que cada tipo de exercício pode trazer para a sua saúde.

Mais flexibilidade
Os exercícios ajudam a manter ou a melhorar a flexibilidade das articulações e dos músculos adjacentes afetados pela doença. Os benefícios incluem uma melhor postura e redução do risco de lesões. Exercícios de flexibilidade devem ser realizados de cinco a 10 vezes por dia, enquanto os exercícios de alongamento, pelo menos três vezes por semana.

Musculatura reforçada
A resistência ou o peso deve desafiar os músculos ao mesmo tempo em que diminui a dor nas articulações.  Músculos fortes melhoram sua função e ajudam a reduzir a perda óssea relacionada à inatividade. Para as pessoas com artrite, um conjunto de exercícios para os principais grupos musculares é recomendável pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.

Melhora da capacidade aeróbica
Atividades que usam os grandes músculos do corpo de uma maneira repetitiva e rítmica fortalecem o coração e o pulmão. Para as pessoas com artrite, este tipo de exercício agrega outros benefícios, tais como controle de peso, melhora do humor, do sono e da saúde em geral. A recomendação são 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana, de preferência, distribuídos em dias alternados. Neste caso estão liberadas a caminhada, dança aeróbica, hidroginástica, ciclismo ou exercícios em equipamentos como bicicletas ergométricas e esteiras.

Consciência corporal
Exercícios que contemplam a consciência corporal melhoram a postura, o equilíbrio, o senso de posição articular, a coordenação e o relaxamento. Segundo os médicos, Tai chi chuan e yoga são alguns exemplos de exercícios recreativos que incorporam elementos da consciência corporal e podem ser muito úteis para pacientes artríticos.

Artrite Reumatóide - Prevenindo as crises!

Alimentos de origem animal contêm muita gordura saturada e isso é bastante prejudicial para quem sofre de artrite. Esses e outros alimentos devem ser trocados por uma dieta anti-inflamatória. Você conhece essa dieta? Saiba mais!

Artrite reumatóide (AR) é uma doença crônica de causa desconhecida, que tem como característica principal a inflamação articular persistente. Em alguns casos, outros órgãos também podem ficar comprometidos. Quando o paciente é diagnosticado com a doença, além de medicamentos adequados, exercícios físicos obrigatórios e acompanhamento médico apropriado, ele precisa se preocupar também com sua dieta. Uma alimentação saudável no combate às dores crônicas é uma excelente alternativa.
“É possível diminuir o número de crises e o retorno da atividade da doença e seus sintomas seguindo uma dieta apropriada, a dieta anti-inflamatória. Para isto, é preciso fazer uma escolha inteligente de alimentos ricos em antioxidantes, em fibras e em gorduras saudáveis, visando ajudar na redução das dores da artrite reumatóide”, diz o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).
Como as restrições provocadas pela doença já são muitas, o especialista alerta que é preciso orientar muito bem o paciente para que ele não pense que todos os prazeres da mesa estarão proibidos. Com informação apropriada e opções alimentares, fica mais fácil seguir uma dieta correta.
Como fazer uma dieta anti-inflamatória?
Carne vermelha, carne de porco, aves, ovos e manteiga. Estes alimentos de origem animal contêm muita gordura saturada, o que é prejudicial para o paciente artrítico, pois aumentam a inflamação das juntas.
O que comer ao invés destes alimentos? “A gordura saturada está na gema do ovo, assim, faça um omelete só de claras. Se o paciente é fã de leite, opte pelo desnatado. Se não abre mão de carne, prefira os cortes mais magros, tais como bifes do lombo, peito de frango e costeletas de lombo de porco. A proteína ideal para consumo diário é a que vem do salmão e da cavala, alimentos ricos em ácidos graxos, ômega-3”, orienta o diretor do Iredo.
É preciso dar prioridade a alimentos que tenham fontes de gordura vegetal, ao invés de animal. A gordura não deve ser abolida da dieta, mas o consumo apropriado abrange mais gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas, tais como as que encontramos no azeite de oliva, nas nozes e no abacate.
Nada de salgadinhos industrializados e margarina. A maioria desses produtos contém ácidos graxos trans ou gordura trans. “É preciso ler com cuidado o rótulo dos alimentos, antes de comprá-los, para evitar o consumo excessivo de gordura trans. Muitos pacientes podem, facilmente, exceder a quantidade máxima diária recomendada de gorduras trans, ingerindo apenas três torradas bem crocantes”, alerta Sérgio Lanzotti.
Bolos, biscoitos, pães brancos, batatas e arroz branco são alimentos que possuem alto índice glicêmico, ou seja, eles rapidamente se transformam em açúcar, fazendo subir os níveis de insulina, que podem causar inflamação nas juntas. "O açúcar agrava o processo inflamatório. Se você deseja comer algo açucarado, junte uma proteína, para retardar a transformação dos alimentos em glicose", conclui ele.

ALIMENTOS ESSENCIAIS - Bom saber !


Veja que interessante.... A partir de certa idade, temos quase todos esses sintomas, provocados pela falta dos alimentos aqui mencionados:

1. DIFICULDADE DE PERDER PESO
O QUE ESTÁ FALTANDO: ácidos graxos essenciais e vitamina.
ONDE OBTER: semente de linhaça, cenoura e salmão - além de suplementos específicos.

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: na verdade um desequilíbrio entre o potássio, fósforo e sódio.
ONDE OBTER: água de coco, azeitona, pêssego, ameixa, figo, amêndoa, nozes, acelga, coentro , semente de linhaça e os suplementos.

3. COMPULSÃO A DOCES
O QUE ESTÁ FALTANDO: cromo.
ONDE OBTER: cereais integrais, nozes, centeio, banana, espinafre, cenoura + suplementos...

4. CÃIMBRA, DOR DE CABEÇA
O QUE ESTÁ FALTANDO: potássio e magnésio
ONDE OBTER: banana, cevada, milho, manga, pêssego, acerola, laranja e água.

5. DESCONFORTO INTESTINAL, GASES, INCHAÇO ABDOMINAL
O QUE ESTÁ FALTANDO: lactobacilos vivos
ONDE OBTER: coalhada, iogurte, missô, Yakult e similares.

6. MEMÓRIA RUIM
O QUE ESTÁ FALTANDO: acetil colina, inositol.
ONDE OBTER: lecitina de soja, gema de ovo + suplemento s.

7. HIPOTIREOIDISMO (PROVOCA GANHO DE PESO SEM CAUSA APARENTE)
O QUE ESTÁ FALTANDO: iodo.
ONDE OBTER: algas marinhas, cenoura, óleo, pêra, abacaxi, peixes de água salgada e sal marinho.

8.CABELOS QUEBRADIÇOS E UNHAS FRACAS
O QUE ESTÁ FALTANDO: colágeno.
ONDE OBTER: peixes, ovos, carnes magras, gelatina + suplementos.

9. FRAQUEZA, INDISPOSIÇÃO, MAL ESTAR
O QUE ESTÁ FALTANDO: vitaminas A, C, e E e ferro.
ONDE OBTER: verduras, frutas, carnes magras e suplementos.

10. COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS ALTOS
O QUE ESTÁ FALTANDO: Ômega 3 e 6.
ONDE OBTER: sardinha, salmão, abacate, azeite

Vamos nos cuidar . É importante!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Yoga para iniciantes

O objetivo de quem pratica yoga é buscar através da meditação o seu próprio desenvolvimento espiritual e de relaxamento. Eis algumas das posições iniciais que podem ser feitas por iniciantes, mas o interessante é que tenha um profissional que possa ensinar as técnicas de respiração, postura e etc. Vamos lá?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Aprenda a Meditar!

Uma das grandes dificuldades, para quem nunca praticou, é realizar uma meditação que realmente ajude a nos manter bem equilibrados em todos os sentidos. Esta é uma condução simples, porém efetiva, e com um tempo mínimo suficiente para dar bons resultados. A concentração, de início, é um pouco difícil, mas na medida que  vai-se praticando, flui com naturalidade. Vamos tentar?

domingo, 9 de outubro de 2011


Sai no dia 24, inclusive no Brasil, o livro “Steve Jobs” que baseia-se em mais de 100 entrevistas realizadas com Steve, seus amigos, familiares e rivais. O livro contará a vida de Steve Jobs e o processo de criação e consolidação da Apple como a empresa de tecnologia mais valiosa do mundo atualmente.
A Sony Pictures está fazendo um esforço para adquirir os direitos sobre a biografia autorizada de Steve Jobs e que já é um sucesso na pré-venda. A ideia é produzir um longa-metragem contando a vida de Jobs, morto na última quarta-feira (5).Veja matéria na íntegra no link abaixo.
conteúdo

sábado, 8 de outubro de 2011

É o que me interessa

Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa?

É o que me interessa é uma canção de Lenine que fala de vencer barreiras, transpor limites em busca do que nos interessa... Deliciem-se!


O que você faria? (se só te restasse esse dia)

?
O que você faria? by Lenine.

Sem palavras...

Paciência! (por Lenine)

Um dos melhores compositores do nosso tempo, Lenine fala como ninguém sobre o sofrimento do ser humano, a exemplo dessa música onde fala que a vida não para, mesmo quando a gente não aguenta mais, tem que continuar! Não tem pausa para a vida. A vida é tão rara!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As sete lições do bambu


 Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
- Vovô corre aqui! Explica-me como essa figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou, caiu com o vento e com a chuva… este bambu é tão fraco e continua de pé?
-  Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
 A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
 Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
 Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
 A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
 A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” (e não de eu’s). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
 A sexta verdade é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
 Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.

domingo, 2 de outubro de 2011

O Poder do Toque - Reflexologia

Meus queridos internautas que sempre visitam o blog Alquimia da Alma, encontrei na Revista Viva Saúde este artigo sensacional sobre os benefícios da reflexologia. A reflexologia é uma massagem realizada nos pés que, além de proporcionar grande bem-estar, pode aliviar dores e sintomas que afetam o corpo todo. Confiram!!!
POR LILIAN HIRATA
FOTOS FERNANDO GARDINALI




Sabe aquela sensação gostosa de andar descalço sobre a grama, a areia da praia ou um tapete macio e felpudo? Nós a experimentamos porque os pés estão cheios de terminações nervosas, por isso são tão sensíveis ao toque. Essa sensibilidade, no entanto, vai além do bem-estar que proporciona. Se forem estimulados adequadamente podem proporcionar alívio a distúrbios que afetem qualquer parte do corpo. É o que faz a reflexologia podal - também conhecida como massagem oriental dos pés -, uma terapia auxiliadora no tratamento e prevenção e na identificação de problemas de saúde.
Inicialmente essa técnica era praticada pelos egípcios, mas foi na China, há cerca de cinco mil anos, que foram encontrados registros que comprovam seu uso e aprimoramento como processo terapêutico. Os ocidentais só vieram a aplicá-la no começo do século 20, depois que o médico americano William Fitzgerald aperfeiçoou e adaptou o método e passou a utilizá-lo como terapia em hospitais nos Estados Unidos.

Duas versões da técnica
Acredita-se que os pés tenham mais de 70 mil terminações nervosas ligadas a cada parte do corpo. "Quando estimuladas por meio do toque, elas emitem sinais ao cérebro que, por sua vez, se encarrega de repassá-los ao órgão correspondente à região estimulada pela massagem, aliviando dores e sintomas. É daí que vem o termo reflexologia", explica o terapeuta Wagner Gabriel, de São Paulo. Segundo ele, as mãos também têm essas terminações, porém, é mais difícil alcançá-las.
Existem duas correntes de pensamento, a oriental e a ocidental, mas que no fundo explicam a mesma coisa: a eficácia da massagem nessa região. A primeira acredita que dentro de todo ser vivo trafega uma energia, chamada Chi. Quando seu equilíbrio é afetado, a harmonia corporal é comprometida, provocando dores ou danos aos órgãos e sistemas. A reflexologia, nesse caso, serviria para restabelecer o fluxo energético normal, eliminando os problemas causados pelo desequilíbrio.
Já a visão ocidental, desenvolvida inicialmente por Fitzgerald, tem uma abordagem mais científica e terapêutica, voltada exclusivamente para a questão da saúde. De acordo com os conceitos da técnica, ao se analisar a planta do pé, é possível diagnosticar enfermidades físicas e também problemas emocionais, estes por meio da psico-reflexologia, partindo do princípio de que muitos dos distúrbios emocionais desencadeiam doenças físicas - são os males psicossomáticos.

Cuidado com a pressão
De um modo geral, a dor é o principal canal utilizado pelos reflexoterapeutas para avaliação dos estados emocional e físico de um indivíduo, considerando sua intensidade, localização e tipo (por exemplo, se é uma dor parecida com uma alfinetada, uma queimação ou a sensação de ossos sendo esmagados). Nesses casos a terapia auxilia promovendo relaxamento e bem-estar, mas somente a ajuda de um profissional da área de psicologia pode levar a resultados mais eficazes.
Os estímulos produzidos pela reflexologia devem ser apropriados e direcionados a pontos específicos. "Por isso, os pés são divididos em partes que representam cada região do nosso organismo", ensina o terapeuta Wagner Gabriel. Exatamente por essa razão não é qualquer profissional que está habilitado para realizar o procedimento. Pressões malfeitas e em locais errados podem causar danos ao invés de benefícios. O profissional precisa ser capacitado e especializado na terapia.
Além disso, antes de entregar seus pés ao toque, é fundamental contar ao reflexoterapeuta quais são os seus eventuais problemas de saúde, porque em alguns casos a técnica não é aconselhada.
Nas gestantes, por exemplo, a estimulação de determinados pontos pode provocar algumas contrações uterinas. Pessoas com doenças cardiovasculares, câncer e lesões cerebrais também precisam ter autorização de seu médico de confiança antes de procurar essa terapia complementar.
A massagem é feita com os polegares ou objetos, como bolinhas imantadas, rolinhos de madeira e até agulhas, como na acupuntura. Tudo depende da necessidade individual de cada um. O toque em certos pontos pode ser até dolorido, mas ao final há uma sensação de relaxamento profundo. E você sai pisando nas nuvens!

Se o seu objetivo for apenas aliviar o estresse do dia-a-dia e relaxar, você pode conseguir esse efeito em casa, sozinho ou com a ajuda de uma outra pessoa, seguindo a massagem que o terapeuta Wagner Gabriel ensina a seguir. Cada movimento deve ser repetido três vezes em cada pé.

PARA FAZER EM CASA :
1. Um dos segredos para relaxar é preparar o ambiente, a fim de que não haja interrupções. Coloque uma música que o ajude a se desligar do mundo. A terapia pode ser realizada pouco antes de dormir. Encha uma vasilha com água morna e, se desejar, acrescente gotas de óleos essenciais ou ervas. A lavanda, por exemplo, ajuda a relaxar. Mergulhe os pés por uns 10 minutos para aumentar a irrigação sanguínea local.

2. Aproveite para respirar pausada e profundamente. Puxe o ar até
que seu abdômen se encha e solte-o devagar. Em seguida, seque bem
os pés e escolha uma posição confortável que lhe permita alcançar
e manipular a sola facilmente e sem desconforto. Utilize creme hidratante ou óleos especiais para facilitar o deslizamento dos dedos na planta dos pés.


3. Posicione os polegares no centro da sola. Inicie a massagem com movimentos circulares de dentro para fora, aumentando gradativamente o círculo formado pelos polegares. Pressione levemente sem machucar.
Logo abaixo da base dos dedos, posicione as pontas dos dedos de uma das mãos como se estivessem sobre um teclado de piano. Pressione um dedo de cada vez e vá descendo para que estimule toda a extensão da sola até o calcanhar.

4. Não esqueça de manipular as laterais. Em seguida, segure cada
dedo do pé com a ajuda do polegar e do indicador. Gire-o suavemente três vezes para um lado e depois para o outro. Na área um pouco acima do calcanhar, coloque o polegar e massageie a região fazendo círculos. Toque toda a extensão da lateral interna do pé (do mesmo lado do dedão) com o polegar. Siga a curvatura natural da região, do calcanhar em direção aos dedos e vice-versa.

5. No peito do pé, a partir da canela, deslize o polegar na direção dos dedos pressionando levemente. Parta sempre do meio para as laterais.
Faça isso em toda a extensão do peito do pé. Como a região é cheia de nervos, não pressione demais para não causar dores.

6. Para finalizar a reflexologia, gire o pé devagar como se tentasse
desenhar pequenos círculos no ar com a ponta dos dedos. Faça esse
movimento três vezes para cada lado com o pé direito e depois o
esquerdo.


O MAPA DAS PLANTAS DOS PÉS

1 ouvido
2 seios da face
3 pescoço
4 ombros
5 ouvido e pescoço
6 ovário
7 útero
8 área pélvica
9 cérebro
10 têmporas
11 hipófise
12 coluna cervical
13 tireóide
14 brônquios
15 pulmão

16 plexo solar
17 fígado
18 vesícula biliar
19 estômago
20 rins
21 região da cintura
22 ureter
23 intestino delgado
24 bexiga
25 apêndice
26 coluna
27 cóccix
28 nervo ciático
29 coração
30 coluna dorsal

Técnicas de Relaxamento -Vestibulandos


Aulas pela manhã, de segunda a sábado, às vezes aos domingos também. Estudar todo dia, à tarde e à noite, e para os mais exagerados, pela madrugada. Horas sentado assistindo a explicações, fazendo anotações e cálculos.
 
A rotina de um estudante pode parecer monótona, mas tem um objetivo: a preparação para os temidos vestibulares, as complexas provas de admissão nas instituições de ensino superior brasileiras. Não bastasse a memorização de fórmulas, datas e regras para uma boa prova – o que, por si só, já é cansativo – a maior vilã para qualquer candidato sempre foi a mesma: a ansiedade.
 
Pessoas ansiosas, ao se depararem com grandes exames como os do vestibular, podem desencadear processos que vão de má digestão, passando por psoríase, gastrites, depressão e até mesmo surtos psicóticos ou crises neuróticas, a depender da fragilidade do candidato. Esses processos prejudicam e muito a realização de uma prova tranquila.
   
Confira algumas técnicas de relaxamento
Segundo o psicólogo André Barreto Prudente, as atividades de relaxamento, física e mental, podem ajudar o vestibulando a fazer uma boa prova. “O stress do vestibular provoca uma tensão muscular e diminui a capacidade de concentração e memória”, conta André.
  “O relaxamento físico ajuda desbloqueando os pontos de tensão muscular, e o mental, diminuindo a ansiedade e os pensamentos que geram stress e tensão”, complementa o psicólogo.
 
Confira algumas atividades que podem ajudar os candidatos a diminuírem a tensão:
 
- Conversar. Nada melhor que sentar com algum amigo, ente querido ou mesmo um psicólogo e desabafar tudo que está se sentindo;
 
- Fazer yôga, tai-chi chuan ou alguma atividade física de baixo impacto;
 
- Desenho, pintura, colagem, esculturas em argila, entre outras atividades gráfico-expressivas;
 
- Alimentar-se corretamente;
 
- Ouvir música e assistir a um bom filme;
 
- Meditar. 

Fonte: http://www.infonet.com.br

Exercícios de Relaxamento para Gestantes


Todo relaxamento deve ser feito em local calmo e tranquilo, e com música ambiente calma. A gestante deve se preparar para relaxar o corpo e a mente, tendo por objetivo uma gravidez melhor e um melhor parto, já que a gestante relaxada, calma e tranquila consegue realizar um parto bem mais rápido e melhor, além de transmitir ao bebê sua tranquilidade.
Relaxar é fazer cessar totalmente toda a atividade muscular, física e psíquica, através de um ato consciente e auto-dirigido. A gestante pode utilizar-se de quaisquer técnicas de relaxamento, desde que aprenda a fazê-la sozinha, para que possa utilizá-la na hora do parto.

Procure ficar numa posição bem confortável, bem à vontade, sentada ou deitada na posição com a qual sentir-se melhor. Durante os exercícios de relaxamento, não utilize nada que possa apertar ou incomodá-la. Deve-se afrouxar bem as roupas e retirar os sapatos. Feche seus olhos e procure não abri-los até o final do exercício.

Comece concentrando sua atenção em um ponto imaginário, situado à frente de seus olhos, tente ver um ponto, uma marcha, um círculo, uma zona clara, situada a um ou dois metros de distância de seus olhos. Você pode imaginar esta situação sem qualquer esforço, solte-se completamente, respire calmamente e entregue-se por inteiro ao relaxamento.
Comece relaxando seu rosto, soltando toda a musculatura da face. Ao relaxar o rosto, a boca fica um pouquinho aberta. Isto acontece sem nenhum esforço, independente de qualquer contração de seus músculos, pois o relaxamento não exige força física. A melhor maneira de se relaxar é deixar-se levar pelo exercício.

Relaxe agora seus ombros, um pouco mais, um pouquinho mais e . . . muito bem ! Perceba o relaxamento de sua nuca, os braços estão relaxados. Todo o seu corpo está relaxado. Respire suavemente, gostosamente, mentalizando forças positivas para você e seu bebê, levando sangue e oxigênio para o novo ser. Perceba a sensação de serenidade, tranquilidade, isolamento e de descanso profundo, sentindo-se muito à vontade.

Procure perceber seu próprio relaxamento. Se seu corpo está pesado, ou sem peso algum, você mesma vai sentindo-se mais e mais relaxada.
Imagine agora uma situação relaxante pela qual você já tenha passado, a situação que lhe tenha sido mais agradável. O relaxamento é seu.Você é quem escolhe a situação relaxante. . . Um dia no campo, um dia na praia. . . Você deve tentar revivenciar realmente estas situações. Onde está você ? Quem está a seu lado ? O que está acontecendo ao seu redor ?

Siga vivenciando todos os detalhes. Perceba que você vai conseguindo sentir a mesma tranquilidade, paz e felicidade daqueles momentos. Sinta a paz e o descanso que esta situação está lhe trazendo. Você está sentindo-se cada vez mais relaxada e à vontade.
Agora sem pressa, quando você quiser, termine o seu relaxamento. Lembre-se que se deve terminar de uma forma progressiva. Primeiro você deve elevar seu tônus muscular que está baixo, você consegue isto abrindo e fechando suas mãos, mexendo seus pés, movendo um pouco suas pernas e o rosto. Assim você vai gradativamente saindo de seu estado de relaxamento.

Agora, faça lentamente três respirações profundas. Você sentirá todas as sensações vividas durante o relaxamento e, que pouco a pouco, elas vão desaparecendo, ficando somente a sensação de ter descansado profundamente.
Finalmente, ao abrir seus olhos, você encontrar-se-á muito bem. Abra-os quando quiser.

"Aumente seu otimismo e sua alegria de viver, pois mãe alegre e saudável, significa filho também alegre e saudável".


Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/exercicios-de-relaxamento.htm

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O amor... ahhhhh o amor! Arthur da Távola fala da necessidade de aliar o amor a outras emoções e algumas atitudes, pois só ele, num relacionamento, não dá conta! Vejam a inspiração brilhante deste gênio que falava (crônicas), como ninguém da figura humana e seus sentimentos.

Um bom amor aos que já têm!
Um bom encontro aos que procuram!
E felicidades a todos nós!
(Autor: Artur da Távola)

Argila Medicinal

Trata-se de uma rocha intemperizada, constituída por inúmeros minerais e em diferentes proporções. A sua composição é de partículas pequenas e de aspecto terroso, de granulação fina, que se pode tornar plástico ao ser combinado com uma pequena quantidade de água.

A fonte natural dos minerais, sem dúvida é o alimento. Mas, quando a deficiência dos minerais é grande, podemos empregar uma terapia através da pele com a aplicação de uma substância natural: ARGILA MEDICINAL.

A Argila forma com o Sol, Ar e Água o mais poderoso agente de recuperação física. Existem vários tipos de argila, como a verde, amarela, vermelha, rosa, preta, branca, etc..

Esses tipos de argila são ótimas e apropriadas para a área de saúde, mas podem também ser utilizadas na cosmetologia. Todavia existe uma Bentonita (argila) branca, com alta concentração do mineral Silício (62%), que leva a marca Vulcanic que é o melhor produto no gênero para a cosmetologia, e isso por ter uma alta concentração de silício (principal mineral responsável pelos benefícios na área da cosmetologia/estética).

Essa Bentonita é encontrada em 4 países do mundo: Itália, Argentina, França e EUA. Comercialmente só é utilizada a americana, pois as demais não têm valor comercial devido a sua baixa concentração de minerais.

Exemplo de alguns minerais encontrados na Argila e sua importância:

- Silício: principal componente do colágeno, está presente nos ossos, parede dos vasos sanguíneos, atua no tom da pele e no viço dos cabelos.
- Titânio: aumenta a resistência imunológica, rejuvenesce.
- Cálcio: atua na flacidez da pele.
- Magnésio: sua deficiência causa tiques nervosos, afeta o tecido renal e provoca arritmias cardíacas, relaxa músculos e nervos.
- Sódio: regula o PH, retira (venenos) do corpo, aumenta a circulação sanguínea.
- Potássio: estimula a função renal.
- Manganês: sistema imunológico, anti-alérgico, biocatalizador.
- Ferro: ação dedativa do sistema nervoso e dermatose.
- Enxofre: combate parasitas, micróbios, fungos, micoses, fortalece os tecidos, é desinfetante, tem insulina.
- Alumínio: anti-inflamatório, cicatrizante.

Fonte: http://www.hiltonfito.com/produtos/argilamedicinal.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Teurgia é intimimanete associada com a Religião; é, de fato, a sua verdadeira essência; presente em todas as doutrinas antigas, e cuidadosamente oculta dentro de todos os seus escritos sagrados, há um princípio fundamental que é em todos os casos o mesmo, mas ainda está invariavelmente escondido de uma forma ou de outra.

Este ensinamento central lida com o renascimento ou o nascimento superior. Infelizmente as limitações mentais e espirituais da maior parte da humanidade, ao longo dos tempos, sempre impediu o ensino público desta ciência e exigiu a manutenção do mais estrito sigilo, o conhecimento que está sendo invariavelmente dado em uma linguagem envolvida, complicada e invejosa de símbolos e alegorias.
E-J-Langford-Garstin-Teurgia-ou-A-Pratica-Hermetica

Prazer em Conhecer-se !

Este livro de Maria Regina Azevedo "Prazer em Conhecer-se" pode ser um ótimo aliado para treinar sua inteligência emocional...
É certo que experiência não se ensina nem se aprende - experimenta-se, como a própria palavra sugere. Muitas vezes buscamos a felicidade tão somente fora de nós, tentando copiar modelos inadequados à nossa natureza. Perdemos muito tempo repetindo comportamentos que não funcionam para nós, sem entender o processo como um todo.
Mas, e se você pudesse entender “como se faz”?
Bem explicadinha, a experiência alheia pode abrir, iluminar ou encurtar caminhos, facilitando nossa jornada. o resultado da pesquisa, análise e síntese de Regina Maria Azevedo acerca de emoções negativas inúteis ao crescimento do ser humano encontra-se neste Prazer em Conhecer-se, tornando seu uso acessível a qualquer pessoa que deseje tornar sua vida mais fácil e mais feliz. Não requer prática nem habilidade, apenas vontade e coragem para mudar aquilo que já não nos serve mais - ansiedade, raiva, tristeza, depressão, medo, culpa, dentre tantas mazelas que nos afligem.

Na atualidade, os emocionalmente inteligentes alcançam mais facilmente o sucesso nos campos profissional e afetivo. Descubra-se!

Prazer em Conhecer-se - Regina Maria Azevedo

YOGA para nervosos

Meus queridos, este livro pode ser lido online (PDF) e é bastante aconselhável PARA QUEM TEM SEU SISTEMA MUUUUITO NERVOSO! Aproveite a dica e inicie um trabalho de auto-conhecimento e auto-cura através da Yoga.
TÁ NA MÃO, PRONTINHO PARA SER LIDO!!!!!!!!!!!!

Hermogenes Yoga Para Nervosos

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mulheres Nativas

As mulheres de origem Nativa eram criadas tão livremente quanto os homens. A elas era dado o direito de escolher seus parceiros e nunca poderiam ser forçadas a uma relação que não queriam. Eram ensinadas a trabalhar para que pudessem garantir seu sustento, bem como eram excelentes amantes, donas de casas e mães.
A primeira lição era: "Ama teu homem e o segue, mas somente se ambos representarem um para o outro o que a Deusa Mãe ensinou: AMOR, COMPANHERISMO e AMIZADE".

Jamais permita que algum homem a escravize. Você nasceu livre para amar, e não para ser escrava.
Jamais permita que o seu coração sofra em nome do amor. Amar é um ato de felicidade, por que sofrer?
Jamais permita que seus olhos derramem lágrimas por alguém que nunca fará você sorrir!
Jamais permita que o uso de seu próprio corpo seja cerceado. Saiba que o corpo é a moradia do espírito, por que mantê-lo aprisionado?
Jamais se permita ficar horas esperando por alguém que nunca virá, mesmo tendo prometido!
Jamais permita que o seu nome seja pronunciado em vão por um homem cujo nome você sequer sabe!
Jamais permita que o seu tempo seja desperdiçado com alguém que nunca terá tempo para você!
Jamais permita ouvir gritos em seus ouvidos. O Amor é o único que pode falar mais alto!
Jamais permita que paixões desenfreadas transportem você de um mundo real para outro que nunca existiu!
Jamais permita que os outros sonhos se misturem aos seus, fazendo-os virar um grande pesadelo!
Jamais acredite que alguém possa voltar, quando nunca esteve presente!
Jamais permita que seu útero gere um filho que nunca terá um pai!
Jamais permita viver na dependência de um homem como se você tivesse nascido inválida!
Jamais se ponha linda e maravilhosa a fim de esperar por um homem que não tenha olhos para admirá-la!
Jamais permita que seus pés caminhem em direção a um homem que só vive fugindo de você!
Jamais permita que a dor, a tristeza, a solidão, o ódio, o ressentimento, o ciúme, o remorso e tudo aquilo que possa tirar o brilho dos seus olhos a dominem, fazendo arrefecer a força que existe dentro de você!
E, sobretudo, jamais permita que você mesma perca a dignidade de ser MULHER!!!

Energia Vital - Definindo a Saúde e a Doença

TUDO É CONSCIÊNCIA! Logo, a energia é apenas uma manifestação desta.

Exercícios Respiratórios de Cura - Conceição Trucon

Esta série de sete exercícios respiratórios faz parte integrante de uma prática milenar de meditação chamada "meditação divina de cura". Eles devem ser realizados como abertura da meditação cumprindo vários papéis, entre eles o de alongar, expandir pulmões, ligar (integrar) os dois hemisférios do cérebro (hemisfério direito criativo e hemisfério esquerdo racional) e criar uma cúpula magnética de proteção da aura.

Tal prática era oculta e praticada somente por mestres espirituais do Oriente.Uma boa parte destes exercícios poderão ser encontrados no livro "Alimentação Desintoxicante" (páginas 105 a 109)de Conceição Trucon. O conjunto envolve, além destes exercícios respiratórios, os movimentos corporais, que provocam imediato relaxamento, além de mobilização e harmonização energética.

Vamos à prática
Recomenda-se praticá-los sempre pela manhã, ao ar livre ou de frente para uma janela aberta. Procure estar num ambiente silencioso e calmo. Use roupa leve e solta, pés descalços, pernas abertas na largura dos quadris, joelhos levemente flexionados, quadril encaixado, coluna ereta, braços naturalmente soltos na lateral do corpo. Rosto e ombros relaxados, maxilares soltos. Enfim, postura confortável e relaxada.
Os olhos podem ficar fechados ou contemplativos, mas não se distraia com o ambiente externo.

Cada exercício deve ser repetido por 3 vezes, de forma calma e atenta.
O ideal é praticar esta meditação sempre pela manhã e por um mínimo de 30 dias seguidos. Sair de casa com os circuitos cerebrais ligados e a aura protegida é muito sábio e saudável, certo? Após 30 dias a pessoa já deverá ter criado um mecanismo mais automático de defesa energética. Caso contrário, siga praticando, pelo menos quando for transitar em ambientes mais pesados ou doentios.

Exercício 1: repetir por 3 vezes seguidas.

Inspire: enlaçar as mãos para fechar os circuitos. Erguer as mãos sobre a cabeça (manter perto da cabeça). Sempre tentar separar as mãos, como testando a força de selagem deste circuito, mas não soltá-las. Expire: baixar os braços, mantendo as mãos enlaçadas.

Exercício 2: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: palmas das mãos para cima, pontas dos dedos encostados. Iniciar do quadril e ir erguendo as mãos até acima da cabeça.
Exalar: separar alongando os braços. Baixar lateralmente com as palmas das mãos para baixo.

Exercício 3: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: erguer os braços lateralmente como traçando um círculo em torno da cabeça. Quando chegar ao topo, manter mãos unidas em oração acima da cabeça.
Exalar: pressionando palmas das mãos juntas, baixar e manter frente ao cardíaco.

Exercício 4: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: palmas das mãos para cima. Erguê-las juntas desde o quadril até altura dos ombros. Separar mãos lateralmente, alongando, como se estivesse afastando paredes, representando o limite do espaço que sua aura ocupa.
Exalar: relaxar mãos e braços e baixar lateralmente.

Exercício 5: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: palma da mão direita para cima apontando o céu, palma da mão esquerda para baixo, apontando a terra. Alongar os braços como tentando "separar o céu da terra".
Exalar: inverter posição dos braços.

Exercício 6: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: braços relaxados na lateral do corpo.
Exalar: braço esquerdo baixado, direito erguido. Palmas idem. Torcer o tronco até enxergar o calcanhar oposto. Repetir invertendo os braços e o sentido de rotação.

Exercício 7: repetir por 3 vezes seguidas.
Inalar: joelhos levemente flexionados. Palmas das mãos juntas para cima, erguer desde o quadril e no topo da cabeça abrir braços, inclinando a coluna levemente para trás (abrindo o cardíaco).
Exalar: baixar e relaxar braços e ombros.

Boa prática!


Recomenda-se a leitura do livro na íntegra (Alimentação Desintoxicante - editora Alaúde), o que possibilitará a prática desta filosofia de vida com consciência e responsabilidade. Cadastre-se no Boletim Doce Limão, indique amigos e ganhe livros eletrônicos!

Conceição Trucom é química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida. Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citada a autora.
Adquira seus livros, visitando o Site.
Quer saber um pouco mais? Entre no site Somos todos um.
Este vídeo foi elaborado para uma aula de saúde coletiva, com o objetivo de mostrar a todos os que assistissem sentirem a necessidade de se fazer uma analise sobre o que é realmente "deficiencia".
É muito fácil observar o que o outro é e ver os seus "defeitos". Sain't Exupery diz no livro "O pequeno Príncipe" que o essencial é invisível aos olhos... Vamos ver nossos irmãos com o coração, sem críticas destrutivas, sem preconceito, sem discriminação. Apenas ver o outro e aceitá-lo como ele o é, verdadeiramente. JULGAR, jamais!Nunca se sabe quando nós ou alguém a quem amamos muito vai estar numa situação idêntica.

sábado, 24 de setembro de 2011

Os Grandes Chakras - apresentação com animação

Esta forma de apresentação animada é a de mais acesso pois mostra o funcionamento e a relação dos superioes, como também dos posteriores entre si. Genia!

Somos imortais

Não somos pobres mortais, somos seres imortais! Apenas entramos e saímos dos perecíveis corpos carnais." - Wagner Borges

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os 7 Chakras por Wagner Borges

Para quem ainda não tem informações suficientes sobre o que são e quais as funções dos chakras, esta apresentação do Prof. Wagner está muito clara.
Deliciem-se!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Afinal, o que é meditar, e para que serve a meditação?

Todos ouvimos falar já há muito tempo sobre meditação. Essa prática foi divulgada no ocidente a partir dos anos sessenta, junto com o movimento hippie.

Como tudo que é novo e desconhecido, e como a proposta do movimento hippie era a de rompimento com o que já não funcionava mais e a introdução de uma cultura mais livre e feminina como a oriental, a meditação foi, por muito tempo, vista como uma atividade "de loucos".

Hoje a ciência comprova: a meditação somente nos traz benefícios, pois ela nos proporciona a possibilidade de encontro com aquilo que há de mais profundo dentro de nós.

Ela equilibra as emoções, nos põe em contato com nosso subconsciente, provoca o relaxamento através do "esvaziamento" de nosso campo mental, sua prática constante desenvolve a concentração e o auto controle, equilibra a ansiedade, além de nos direcionar por um caminho espiritual mais consistente e realizador.

A meditação é, inegavelmente, uma colaboradora no processo de fundamentação de nosso desenvolvimento mental e espiritual e nosso sentido de vida. Não acredito em desenvolvimento do espírito sem a prática da meditação.

Diz Tartang Tulku: "Alcançar uma perspectiva mais ampla é como abrir uma janela num quarto abafado; toda a atmosfera se renova e a brisa fresca traz alternativas para nossas maneiras habituais de reagir. Por meio da prática da auto observação na meditação e na vida diária, mesmo as nossas questões mais profundas podem ser respondidas. Podemos descobrir o que somos e o que estamos fazendo nesta terra. Por fim, poderemos entrar em contato com um corpo de conhecimento tão vasto que toca todas as coisas".

De verdade, a prática da meditação promove a possibilidade de tudo isso, pois ela abre canais que não imaginamos possuir. Sem nos percebermos de como acontece, enxergamos a vida sob novas perspectivas, adquirimos novas maneiras de solucionar problemas, o canal de intuição e de comunicação com energias sutis é lentamente aberto.

Quando nos utilizamos de mantras, aliados à meditação e respiração, "o milagre" é ainda maior. Os mantras, ou palavras de poder, tem uma função energética curativa e transformadora.

O uso apropriado de certos mantras dissolve imediatamente energias negativas ao nosso redor, transformando nossa energia mental e espiritual e a energia do ambiente em que vivemos. "O mantra é como uma pedra encantada que desperta a energia sutil da mente iluminada", diz Tartang Tulku.

Quando praticamos a meditação diariamente, milagres acontecem em nossas vidas, milagres que para muitos de nós são inexplicáveis, mas que com o conhecimento entendemos o porquê.

Foi por todos esses motivos que decidi desenvolver o curso "Aprenda a meditar". Você pode achar que é marketing, mas felizmente tenho o aval da tradição indiana, judaica, cristã e tibetana para confirmar tudo o que estou dizendo.

Aprenda a meditar e pratique a meditação. Compreenda a importância dessa prática e aprenda algumas técnicas eficientes que tenham a ver com seu temperamento, para que você tenha a oportunidade de avalizar tudo o que estou dizendo.


Dica: Respire fundo

Sempre que sentir que a intolerância e impaciência estão tomando conta de seu organismo, respire fundo e procure dentro de você o real motivo desses sentimentos.

Olhe atentamente para a pessoa que provocou essa reação em você e procure percebê-la como uma pessoa como você, carregada de conflitos e sentimentos negativos, inseguranças e medos.

Sempre que olhamos para os outros como pessoas idênticas a nós, com problemas como nós, algo de mágico e transformador acontece.

A seguir, alguns vídeos com técnicas, passo a passo, para você começar a praticar...










Atitudes!

Atitudes que fazem toda a diferença quando se busca um novo amor... Elegância e bom-senso. Arrisque! O amor não é para covardes.
Mas se estiver só, aprenda a viver feliz mesmo que sem ninguém ao seu lado. A solidão não é uma questão de presença física, mas sim de ausência de amor. Sê feliz"


Música: Amarantine (Enya)

domingo, 18 de setembro de 2011

Livros, muitos livros!

Meus amigos e irmãos eis um site onde vocês podem encontrar vários livros (e-books) espíritas online. Agora não tem mais desculpas, vocês podem ler, discutir e entender um pouco mais sobre esta religião que está conquistando cada vez mais as pessoas.
As pessoas estão sedentas de explicações, estudos e leituras que lhes descortinem o olhar para um horizonte mais condizente com todas as coisas que vivemos aqui neste mundo. Porém, muitas delas resistem ao desconhecido. Continuará sendo desconhecido se não nos dedicarmos a entender um pouco mais, a adquirir conhecimentos que possam melhorar nossa vida e a ter a esperança de que depois de tudo, haverá um lugar de paz e amor que as pessoas de bem merecedoramente poderão se dirigir.
Saiam das cascas e estiquem seus pescoços que o conhecimento, a informção está aí para todos! Este site apresenta uma bibblioteca magnífica de livros técnicos e romances espíritas e você NÃO PRECISA PAGAR NADA POR ELES!

Entre eles estão:
- Cristo / Pedro Ubaldi;
- Nosso Lar / Chico Xavier;
- O porque da Vida / Leon Denis
- Felicidade sem culpa;
- O livro dos Espíritos;
- O livro dos Médiuns;
-  Amor para sempre
... e MUITOS OUTROS!

Livros on line

Aprenda a se amar para receber amor

 
Como identificar o amor verdadeiro? Muitas pessoas passam a vida sonhando com o dia em que encontrarão seus (sua) amados (as), porém nem sabem o que realmente querem desse amor. Qual é a cor do amor? Qual é a linguagem ou o olhar do amor?
Tive muitos supostos amores, mas me contentava com o pior do amor porque não tinha a mínima ideia de como seria essa pessoa que me faria feliz para o resto da vida. Chiiiiiiiii.... 

Nada existe sem um planejamento e deixar o barco à deriva é se arriscar demais... É preciso mentalizar o que se espera de uma pessoa e o que vocês, juntos, podem construir neste relacionamento. Épreciso persistência e dedicação para planejar e, mentalizar diariamente este desejo, até que essa tela de projeção, finalmente de torne real.

Não existe vida a dois em perfeita harmonia. Existe uma real necessidade de entrega de ambas as partes e quando isto não acontece... É dentro dos relacionamentos humanos que encontramos as maiores dificuldades na vida. É aí que todos os nossos medos são mostrados e revelados. É onde a maioria do lixo emocional é descarregado.

Na verdade, eles existem com o único propósito de nos ensinar que a relação que temos com os outros é como um espelho que apenas reflete a relação que temos conosco. O principal objetivo dos relacionamentos não é sermos felizes, mas sim, nos curarmos. 

Não tem quem não tivesse sofrimento em um relacionamento, é algo que nunca esquecemos, porque o nosso chão some, nossos olhos ficam inchados de tanto chorar, a cabeça não pára de girar e nosso coração fica partido. 

Também pudera, o nosso amor foi embora, aquele amor que só recebeu e nada nos deu. E quando ele se foi levou o amor junto, sem nem ao menos agradecer ou se despedir, apenas foi embora…
Lembre-se o único relacionamento seguro que podemos ter nessa vida é o relacionamento conosco, pois não podemos amar ninguém mais do que a nós mesmos, não podemos tratar ninguém melhor do que a nós mesmos.

Quando você se esquece, desiste de si ou se desvaloriza, está abrindo as portas para qualquer pessoa fazer o mesmo com você. Se não nos damos nada de bom, por quê então as outras pessoas vão nos retribuir com com amor verdadeiro? O que você está querendo? O que você estava procurando? Você acha mesmo que alguém vai querer ficar com você quando nem você mesmo quer?

É preciso que saiba que só ficamos em relacionamentos prejudiciais ou em situações difíceis porque queremos, pior até, ficamos porque não esperamos nada melhor para nossa vida. A contradição entre o que dizemos e esperamos realmente para nós aparece facilmente diante de nossas experiências de vida. Se alguém tiver que fazer parte de sua vida, você saberá e isso lhe trará paz para o seu coração.
Agora se continuar ao lado de alguém apenas porque não quer ficar sozinha, então não é amor, é medo, e mais cedo ou mais tarde terá problemas.

Enfrente as suas necessidades sem medo, não tenha tanta pressa de realizar o seu destino. Vá devagar, não se preocupe que não vai perder aquilo que já é seu. Aprenda, antes de mais nada, a gostar de si mesmo, a respeitar-se, não se critique ou maltrate. Se você realmente se amar vai se cuidar e todos aqueles que fizeram parte de sua vida vão seguir os padrões que você determinar e dos que não seguirem você se afastará.

Não desista dos seus sonhos, não tenha pena de si, cuide-se, cure suas feridas, tranquilize seu coração e desapegue-se do que lhe faz mal, a fim de abrir um espaço para algo melhor. Quando se sentir bem todos a sua volta vão seguí-lo ou deixá-lo. Se o deixarem, resista ao desejo de correr atrás deles para trazê-los de volta. Esse será um processo de limpeza e não deve sufocar a sua tristeza, pode molhar-se com suas lágrimas, viva o que sentes até que se esgote o que te faz mal. Chorar é exatamente o que deve fazer nessa ocasião porque o choro é um processo de limpeza e purificação, mas ele deverá ser o tipo de choro profundo que atinja a sua alma. 

Chore sem medo. Chore suas coisas erradas que pensou e as emoções negativas que teve. Chore cada pensamento negativo que já teve sobre si mesmo, cada palavra depreciativa que já disse sobre si mesmo, cada bobagem que já fez por achar que não era amado ou dígno disso. E se alguém lhe perguntar porque está chorando, responda apenas que está se curando. Pronto! É tudo o que precisa falar porque estará aprendendo a sua lição para poder crescer, para aumentar a sua auto-estima e para desenvolver a compreensão necessária para romper seu padrão e resolver seus problemas.

Você vai se sentir mal e cair, mas irá levantar em seguida. Você vai aprender a lição, com certeza, e vai poder se curar.Compreenda que o amor não é algo que precisamos buscar, ele sempre estará presente em quem somos e como somos. O único trabalho que devemos ter é reconhecer esse amor em nós para podermos nos abrir a fim de recebermos ainda mais amor.


Fonte: http://carmenarabela.wordpress.com/2008/07/29/o-vale-do-amor/